''MEU SER VIVE NA NOITE E NO DESEJO. MINHA ALMA É UMA LEMBRANÇA QUE HÁ EM MIM''

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Doces Bárbaros


“Alto astral, altas transas, lindas canções Nossos planos são muito bons.”



Em 1976, Maria Bethânia reuniu os amigos Gilberto Gil, Caetano Veloso e Gal Costa e juntos formaram um dos grupos musicais mais importantes da cena brasileira: os Doces Bárbaros. A idéia era comemorar os dez anos de carreira solo que cada um deles completaria naquele mesmo ano.



Vistos como invasores que tocavam música hippie/tropicalista os Doces Bárbaros não pode ser chamado de um grupo, mas sim de uma celebração à brasilidade, à baianidade, ao afroaxé, ao naturalismo, à liberdade e à música. Com “roupas coloridas, cenários quase circenses, sombras chinesas, canções inéditas, algazarra estética e irmandade musical.” (Eduardo Logullo), o espetáculo trazia canções composta por Gilberto Gil e Caetano Veloso e também uma de Milton Nascimento (Fé cega, faca amolada) e outra de Milton Nascimento (Atiraste uma pedra).

“Assistir ao filme Os Doces Bárbaros é quase um mergulho de volta aos anos 70. Impressiona a capacidade de improviso, que vai desde o figurino, criado pelos próprios artistas, à presença no palco. Há momentos dramaticamente intensos, mesmo para quem não aprecie a música, propriamente. A câmera de Jom Tob Azulay, completamente encantada com a performance de Maria Bethânia na canção Um Índio é um destes instantâneos.”



“O filme possui um ar de urgência e vida, que reflete o momento transbordante, do ponto de vista artístico e experimentalista, que viveram Caetano, Gil, Gal Costa e Maria Bethânia, naquele ano de 1976. As falas gravadas pelo diretor mostram a ansiedade por entrar em cena, o tom de desafio que os artistas mantêm o tempo inteiro e um prazer de estar juntos, como talvez só um fã poderia registrar''.


Fonte

Um comentário:

  1. Lindos,doces,bárbaros e profundos expoentes da MPB, que com seus talentos únicos e indispensáveis, se uniram para a formação de um grupo que só coloriu mais ainda a cena musical brasileira.Coloriram com alegria,irreverência,responsabilidade e sempre com a bandeira hasteada da liberdade.Liberdade para preparar a invasão sempre com amor no coração.Convidados pela Bethânia, que queria comemorar os seus dez anos de carreira, reuniram-se para relembrar os tempos antigos de amadores em Salvador, e em função disso, novas canções apareceram com uma coloração mística e hippie, no cenário encantado do Flávio Império.A Bethânia que já havia terminado o show "A Cena Muda",com Fauzi Arap,Flávio Império e o Terra Trio(em um sucesso tremendo),mergulhou de cabeça nesse projeto,e a sua participação mais uma vez foi impressionante.Todos brilharam intensamente.Cada qual com o seu estilo, que é fundamental, pois não adianta ter voz e não ter estilo.Fica oco,comum,vazio.Os shows realizados pelo grupo foram tão importantes para a Bethânia, que ela não esperou nem descansar da tour e já estreava o seu "Pássaro da Manhã" com Fauzi,Flávio e o Terra Trio.Bravos à todos!Bravos à "Senhora Do Vento Norte"!!!

    ResponderExcluir

Devaneios Encantados.